Setembro vermelho: saúde cardíaca dos pets, importância do checkup e o papel do tutor.

Todos sabem que os animais vivem menos do que nós humanos, cada ano de vida do animal equivale a aproximadamente 07 anos humanos. Por isso, trabalhar com a medicina preventiva se torna uma ótima forma de aumentar o tempo de vida de seu animal, com qualidade.

A realização periódica de exames ajuda à prevenção de doenças ou permite que se faça um diagnóstico precoce dos problemas de saúde dos animais, o que facilita o tratamento e aumenta a chance de cura.

Cansaço, fraqueza, tosse frequente, dificuldade em respirar, diminuição de apetite, emagrecimento e desmaios estão entre os indicativos mais frequentes da insuficiência cardíaca congestiva.

Ao identificar um desses sintomas, o tutor deve procurar imediatamente uma clínica ou um hospital veterinário, para que o animal seja examinado e avaliado por um médico-veterinário.

Quanto mais precoce for o diagnóstico mais rápido será a indicação do tratamento adequado, considerando o estágio da doença e as condições de saúde do animal, evitando o sofrimento e o impacto da enfermidade em suas atividades rotineiras.

A realização de check-up é de suma importância na vida dos pets e é um acompanhamento que proporciona o bem estar do seu pet e da sua família. Durante o check-up, os exames, as vacinas e a vermifugação são colocados em dia.

Normalmente muitas vacinas que nossos pets precisam tomar não possuem dose única e, portanto, não podem ser tomadas apenas uma vez na vida.