Amar também é cuidar da segurança do seu amigão

Maio Amarelo conscientiza a população sobre a segurança no transito, inclusive para os pets.

O Movimento Maio Amarelo nasceu para alertar e conscientizar a população sobre a segurança no trânsito e preservação de todo e qualquer ser vivo. E não é apenas a sociedade que está vulnerável nas ruas, muitos animais domésticos e silvestres morrem devido a acidentes de trânsito, principalmente em estradas e vias rápidas dentro das cidades brasileiras.

Você sabia que aproximadamente 500 milhões de animais domésticos e silvestres morrem todo ano vítimas de acidentes em vias públicas por veículos automotores? São em média 17 mortes por segundo, 1,3 milhão por dia.

Ainda que não exista uma legislação especifica para casos de acidentes de trânsito envolvendo animais, a Lei dos Crimes Ambientais (Lei 9.605/98) estabelece pena e multa para quem ferir ou maltratar animais domésticos ou silvestres, ou seja, é possível punir motoristas que atingirem animais e negligenciarem socorro.

E não são apenas acidentes, também existe a responsabilidade do tutor de transportar os animais em segurança, uma vez que, também estão expostos a acidentes dentro dos veículos.

O Código de Trânsito Brasileiro trata da segurança do animal em três artigos. São eles:

• De acordo com o Art. 252 transportar animais à esquerda do motorista, entre os braços ou pernas é infração média;

• O Art. 235, trata do transporte de animais na área externa do carro. Caso não haja autorização, pode acarretar em infração grave;

• Art. 169 considera-se infração leve com penalidade de multa e perda de pontos na carteira “dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança”.

Ou seja, dar atenção ou permitir que o pet fique livre dentro do automóvel tomando a atenção do condutor também pode acarretar em multa.

Responsabilidade e empatia pode salvar vidas. Ajude-nos a diminuir tantos acidentes!

Juntos podemos fazer a vida destes animais mais segura!