Setembro Vermelho: cuide do coração do seu melhor amigo

Você sabia que os pets também sofrem com problemas cardíacos?

No próximo dia 29 é o Dia Mundial do Coração. Assim como nós humanos, os pets também sofrem com problemas cardíacos.

Entre as mais frequentes em cães e gatos estão a cardiomiopatia dilatada, cardiomiopatia hipertrófica, estenose aórtica, insuficiência cardíaca congestiva, entre outras, e podem acometer os animais em qualquer idade.

Existem os casos congênitos e os desenvolvidos a partir dos 7 anos do animal, quando já alcançaram a idade adulta. Para prevenir casos fatais é muito importante que os pets tenham acompanhamento médico.

No início, os problemas cardiovasculares são silenciosos, principalmente em gatos. Quando surgem os sintomas, a doença já pode estar avançada. Os principais são:  cansaço excessivo, tosse seca e engasgos e em alguns casos, podem ocorrer desmaios por conta da alteração da respiração, perda de peso e língua mucosa e roxa. Muitos destes sintomas surgem durante movimentos mais intensos como brincadeiras, corridas, passeios, etc.

É importante ressaltar que nem todo problema cardíaco apresenta quadro grave, muitos podem conviver com a doença controlada por meio de acompanhamento médico e medicamentos.

Para patologias cardíacas não congênitas, é possível prevenir ou retardar com hábitos saudáveis, isso inclui uma boa alimentação, atividades físicas e acompanhamento médico. No caso de congênitas, em alguns casos, procedimentos cirúrgicos podem obter a cura.

Agende uma visita para seu pet no Vet Popular, faça o acompanhamento periódico e observe qualquer alteração no comportamento dele. Sendo assim vocês viverão ainda mais dias de muito amor e alegria!

Lembre-se: o diagnóstico precoce é sempre o melhor remédio.