Entre as principais doenças que acometem os animais idosos, temos a Síndrome da Disfunção Cognitiva, que afeta principalmente o sistema nervoso do pet. Ela causa danos no cérebro dos cães, que acabam prejudicando o aprendizado deles, assim como a interação, memória e a resposta a estímulos.
Quando nossos amigos chegam à terceira idade, alguns cuidados devem ser redobrados para garantir a qualidade de vida até o final de suas vidas.
Distúrbios e disfunções neurológicas podem ser muito comuns entre cães e gatos idosos e o fevereiro roxo tem objetivo de conscientizar os tutores e, principalmente, ajudar no diagnóstico precoce dessas doenças para assim garantir a qualidade de vida dos bichinhos.
É importante destacar que não existe uma forma de prevenir, de fato, essa doença. Porém, quanto antes ela for descoberta, mais eficaz os cuidados serão na desaceleração da progressão dos sintomas.
Check-ups gerais duas vezes ao ano, consultas veterinárias sempre que notar algum sintoma diferente e exames sempre que necessário são essenciais para detectar a Síndrome da Disfunção Cognitiva ou qualquer outro problema que o seu melhor amigo possa vir a ter.
Importante manter também uma rotina de atividades, pois ainda que o animal não consiga acompanhá-lo com a mesma intensidade que antes, o mesmo deve se manter ativo para garantir ainda mais seu bem-estar.