No mês de agosto precisamos trazer um alerta sobre a Leishmaniose, uma doença que não tem cura e que pode colocar a vida do seu pet em risco. É comum que os cães infectados não apresentem sintomas aparentes, e apenas um exame poderá detectar a doença.
No caso dos animais que apresentam sintomas, podemos considerar: enfraquecimento do pelo, apatia, crescimento anormal das unhas, perda de peso, aumento do volume abdominal e paralisia dos membros.
A Leishmaniose é uma patologia parasitária transmitida para os cães por meio da picada de um mosquito palha infectado com o protozoário Leishmania. Os pets são os hospedeiros que podem transmitir a doença para os humanos e outros cães.
Por não ter cura, é importante que o tutor entenda a necessidade do uso de repelentes, coleira antiparasitária e deixar a caderneta de vacinação do pet em dia.
Para a prevenção e tratamento, é importante consultar um médico veterinário e buscar orientações. Além disso, o nosso parceiro Elanco conta com produtos específicos e de qualidade para ajudar os pets no tratamento da Leishmaniose.